Confeccionados por aqueles(as) em custódia e tratamento, as seguintes obras de arte partem de indivíduos do Hospital de Custódia e Tratamento (HCT) de Salvador/BA, como uma forma de expressão, baseada em vivências e estados de existência. Como já diria Caetano Veloso, “cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é”, e na condição de humanos que buscam superar seu passado almejando um melhor futuro, a arte se mostra uma ferramenta primordial para o alcance da liberdade existencial desses indivíduos.


“Os problemas da loucura giram em torno da materialidade da alma.”
Michel Foucault


“A angústia surge do momento em que o sujeito está suspenso entre um tempo em que ele não sabe mais onde está, em direção a um tempo onde ele será alguma coisa na qual jamais se poderá reencontrar.”
Jacques Lacan
“O comportamento é moldado e mantido por suas consequências.”
Burrhus Frederic Skinner
“Não sabemos nada sobre o homem. Sua psique deveria ser estudada, pois somos a origem de todo o mal vindouro.”
Carl Gustav Jung


“A renúncia progressiva dos instintos parece ser um dos fundamentos do desenvolvimento da civilização humana.”
Sigmund Freud


“O homem é dono do que cala e escravo do que fala.”
Sigmund Freud
“O amor é cura, mas também a loucura.”
Sigmund Freud
“Sem prazer, não há vida. A luta pelo prazer é a luta pela vida.”
Friedrich Nietzsche.


“Encontro de dois. Olho no olho. Cara a cara. E quando estiveres perto eu arrancarei os seus olhos e os colocarei no lugar dos meus. E tu arrancará os meus olhos e os colocará no lugar dos teus. Então eu te olharei com teus olhos e tu me olharás com os meus.”
Jacob Levy Moreno


“Disciplinados e fabricados à submissão, sujeição. Corpo obediente, com movimentos detalhados, sutil na forma e na disciplina adquirida, quanto mais ÚTIL e obediente; mais dócil. Trata-se, portanto, de um controle político para manutenção do poder de modo a controlar e utilizar da “docilidade” do homem alienado.”
Michel Foucault